30 de setembro de 2015

In the mood for this

É basicamente isto que me apetece para os dias mais frescos que aí vêm: Preto, branco e cinza com alguns apontamentos de cor. Materiais texturados, malhas quentinhas e tecidos mesclados. Alguma ganga (escura), detalhes sóbrios e acessórios simples. 
Não só na roupa, mas também na decoração, na organização, na vida em geral. Apetece-me cada vez mais minimizar. Sem confusões visuais, procuro cada vez mais a simplicidade que a selectividade permite alcançar. Tudo isto sem extremismos, porque o less is more não faz sentido todos os dias obrigatoriamente.



E o blog está de cara lavada com umas modificações a nível de layout. Obrigada ao Rodrigo pela paciência que teve comigo e pela disponibilidade para ficar a fazer o serviço até ás 3h da manhã. Espero que gostem! 



4 de setembro de 2015

Tendências Outono/Inverno 2015/2016

Como assim já estamos a falar de Outono/Inverno? Pois é, o tempo voa. Especialmente no Verão. Não quero ser drama queen mas, como assim já só tenho mais 3 semanas de férias? Ainda ontem estava enfiada na faculdade desde manhã até à noite. Ainda ontem estava a celebrar o facto de ser licenciada. Ainda ontem estava a fazer planos para o Verão. E ele foi tão bom que passou tudo rápido demais. Mas enfim, a verdade é que apesar da euforia e da descontracção das férias as colecções de Outono/Inverno já há muito que andavam na minha cabeça. E é por isso que este post estava guardado em rascunho há diversas semanas.
Se estavam fartas das lojas carregadas de preto (not meee!), de peças de estilo grunge e de cortes masculinos, esta estação garanto-vos que há uma lufada de ar fresco. 
Desde cores vivas (mostarda, esmeralda, vermelho, burgundy...) a silhuetas bem femininas e tecidos delicados, estas são algumas das tendências gerais das próximas estações:



CINTOS XL


Olivier Rousteing fê-los brilhar na colecção da BALMAIN, mas Rochas, Marni e Balenciaga também não perderam a oportunidade. Por isso podem ir tirar os cintos grandes perdidos pelas gavetas. Pessoalmente é das tendências que mais gosto, adoro a marcação assumida da cintura e o facto de proporcionar a silhueta de ampulheta que é tão sensual e que favorece quase todos os tipos de corpo. Se não têm cintos grandes, aconselho a fazerem uma busca pelo baú, nos armários das vossas mães ou das avós garanto que encontrarão alguns.


CAPAS


Já tinham feito aparição nas colecções do Inverno passado, mas este ano são uma das grandes apostas a nível de outerwear. Quando o clima não é assim tão severo e a rotina do dia-a-dia permite, as capas são uma óptima alternativa aos casacos. Em cores e materiais diversificados, com padrões ou franjas, as opções são ilimitadas e transversais ao gosto pessoal de cada um.
Apareceram em Céline, Burberry Prorsum, Michael Kors e Junya Watanabe. 


LINGERIE 


Apesar de não ser um conceito novo na moda, a lingerie há muito que deixou de ser exclusiva para ser utilizada como underwear. A subtileza e a feminilidade das transparências das rendas estão em alta e muitas foram as marcas que nos mostraram opções utilizando-as: Desde a black lace tão característica nas colecções de Dolce&Gabanna, até à reinterpretação ousada de Nicolas Ghesquière para a Louis Vuittion numa onda muito mais sporty chic, também a Rodarte, a Givenchy e a Maison Margiela apresentaram as suas criações com esta tendência.


"ATHLEISURE"


Juntam-se dois mundos que parecem totalmente opostos, a moda casual e a alfaiataria e nasce o Athleisure. Apesar de ainda não ser muito explorado por muitas marcas, certamente que veremos mais desta combinação na próxima Primavera/Verão. Tecidos tradicionalmente utilizados na alfaiataria, combinados com cortes e silhuetas casuais e até em estilos desportivos. Jason Wu, Nina Ricci, Carven e Tommy Hilfiger foram alguns dos designers que apostaram nesta dupla improvável.


PÊLOS


 Mas pode haver Inverno sem pêlo? Eu acho que não. E a prova de que é tendência indiscutível é o facto de ter aparecido nas semanas das quatro capitais da moda. Não há dúvidas certo?
Foi a Fendi, a Marni, a Lanvin, a Celine, Stella McCartney, Ralph Lauren and so on... Umas marcas ainda utilizam pêlo natural, mas muitas outras já optam por faux fur como alternativa e marcam assim o seu ponto de vista sobre o assunto (clap clap!).


Ainda há mais sobre este assunto, daqui a uns dias volto com mais 5 tendências. Nos entretantos, é tentar aproveitar o que resta de sol, quando ele decide aparecer :)