16 de abril de 2014

We'll always have Paris #2

Depois da Île de la Cité foi hora de ir visitar o Louvre, ou metade dele, ou nem isso. O museu é de uma dimensão tremenda, é constituído por três alas (Richelieu, Sully e Denon) com diferentes níveis e salas. As colecções dos oito departamentos do museu são identificáveis por uma cor e todas as salas têm um número. Com tanta opção há que fazer escolhas, pelo que mal entrei no museu fui buscar um mapa e assinalei os departamentos que mais me interessavam visitar, apostei em pinturas e esculturas italianas e francesas, as pinturas entre os séculos XIII-XVIII, e as esculturas entre os séculos V-XIX. Ainda vi algumas antiguidades gregas, etruscas e romanas e objectos de arte da Idade Média e do Renascimento. Sinto que não vi um terço daquilo que o museu tem para oferecer, mas vi o que mais me interessava e como o tempo era escasso optei por não fotografar, com excepção da Mona Lisa, que é o cliché! Por falar nisso, fiquei um bocadinho desapontada.. A obra tem 77x53cm, está no centro de uma parede consideravelmente grande, há uma separação que não se pode trespassar a cerca de 3/4 metros do quadro e uma imensidão de chineses/japoneses/coreanos à sua volta. Não consegui apreciar verdadeiramente o quadro, mas não percebo a histeria que há à volta dele, porque sinceramente, há obras bem melhores no Louvre.
Saímos do museu ao final da tarde mas o sol ainda estava bem alto e portanto decidimos ir passear pelo Jardin des Tuileries, que é o jardim público mais antigo de Paris. É lindo! Via-se pessoas a passear, outras tantas a apanhar banhos de sol, outras com os pés dentro dos lagos e outras a fazer desporto. Comi um dos melhores gelados da minha vida, daqueles artesanais e com pedaços de caramelo. Delicioso!
 Pouco depois começámos a subir a Avenida dos Campos Elísios até ao Arco do Triunfo e subimos mesmo antes do pôr-do-sol, o que proporcionou uma vista fabulosa sobre cidade :) Não dei conta daquilo que andei durante o dia inteiro, mas à noite as minhas pernas falavam por si e a subida ao topo do arco foi a total confirmação. Os meus glúteos, gémeos e quadríceps não deram abébias. Mas valeu a pena!  






















2 comentários:

  1. Adoro Paris... É perfeito!
    Já sigo o teu blog, passa pelo meu e segue se gostares...
    Sorteio: $30 para 5 vencedores
    Beijinhos

    http://fashionalatic.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. por acaso ja tinha ouvido mais pessoas a queixarem se do mesmo quanto ao quadro da mona lisa.. e é como tu dizes, ha coisas bem mais interessantes pra ver eu acho!

    http://rrriotdontdiet.blogspot.pt/

    ResponderEliminar