30 de outubro de 2014

Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama

Sendo este um blog maioritariamente direccionado para o público feminino, acho que faz todo o sentido fazer um post acerca deste assunto. Não apenas sobre o cancro da mama em particular, mas no geral.Apesar dos incríveis avanços da medicina, o cancro continua a ser uma das doenças mais mortíferas da actualidade. Cabe a nós, mulheres, estarmos atentas aos sinais do nosso corpo e fazer as devidas auto-examinações. Sem nunca dispensar, claro, as consultas periódicas no médico e os respectivos exames.

Felizmente, até à data, não tenho historial de cancro na família. No entanto, já tive contacto directo com pessoas que sofreram da doença e já perdi pessoas próximas que foram vitimas deste monstro. E é uma luta extremamente desigual. É desolador ver pessoas lutarem com todas as suas forças contra a doença, superarem-se a cada dia que passa e ainda assim, não ser o suficiente para a vencer.Depois, há também o outro lado da moeda. A dos "vencedores", e é nesses que nos devemos focar. Apesar de ser uma doença altamente mortífera, quando um paciente é diagnosticado atempadamente há uma elevada taxa de sucesso no combate à doença e à respectiva recuperação.O importante é sermos os melhores amigos do nosso corpo, mantermo-nos alerta e estarmos atentos aos sinais que vamos recebendo. Cuidem de vocês. Mimem-se muito. Pensem na vossa saúde como um bem essencial.Um corpo são e uma mente sã é tudo aquilo que queremos. Tudo o resto vem por acréscimo. 


Um beijinho a todas as mulheres e muita força para quem, diariamente vive de perto, ou na primeira pessoa, esta luta tão injusta. 


Sem comentários:

Enviar um comentário